Análise: apesar do título, Vasco joga mal e não consegue criar diante do fragilizado Botafogo

MatériaMais Notícias

da bwin: Embora tenha conquistado o título da Taça Rio, diante do Botafogo, o Vasco não conseguiu apresentar um bom futebol. Após ser derrotado no tempo regulamentar por 1 a 0, o Cruz-Maltino chegou a ser dominado pelo fragilizado adversário, mas ergueu o troféu graças a atuação monumental de Vanderlei nas penalidades, que agarrou todas as cobranças botafoguenses. Confira abaixo a análise do LANCE!, na partida que marcou o último desafio oficial do Gigante da Colina, antes da estreia na Série B.

> Confira os jogos da primeira rodada da Série B

RelacionadasFora de CampoHerói do Vasco na final da Taça Rio, Vanderlei é exaltados nas redes: ‘Vai pedir música’Fora de Campo22/05/2021VascoMarcelo Cabo admite jogo ruim do Vasco, mas ressalta pontos positivos: ‘Sinto muita segurança na equipe’Vasco22/05/2021Futebol NacionalVasco perde no tempo regulamentar, mas vence o Botafogo nos pênaltis e conquista a Taça RioFutebol Nacional22/05/2021

da realsbet: Como venceu a primeira partida por 1 a 0, fora de casa, o Vasco tinha a vantagem do empate para conquistar a Taça Rio. Mesmo assim, a passividade da equipe no primeiro tempo assustou qualquer torcedor. Isso porque, com a dinâmica botafoguense de adiantar as linhas e pressionar a saída de bola – algo inédito na equipe de Marcelo Chamusca -, os comandados de Cabo ficaram atordoados e, dessa forma, demoraram literalmente 10 minutos para conseguir avançar a linha que divide o gramado.

Então, o início era baseado em uma temática apenas: Botafogo pressionava e o Vasco, sem saber o que fazer, despejava a bola para o ataque, na esperança de conseguir dominar algum rebote para criar seus lances ofensivos. Porém, como o esperado, tal estratégia não deu certo.

E o problema era maior ainda quando o time tentava elucidar suas jogadas e trabalhar com a bola nos pés. Solitário na saída de bola, o volante Galarza ficou sobrecarregado, principalmente pela apagadíssima atuação de Andrey, que quase nunca o auxiliava nas construções preliminares. Dessa maneira, eram poucas as ocasiões em que a bola chegava em Morato – escalado como armador. Entretanto, o jogador ainda tentou articular os lances e tabelar com Jabá ou Pec, que também não estavam em uma boa tarde.

– Eu acho que foi nosso pior primeiro tempo. Entendo que não jogamos bem no início, muito desatentos com as chegadas do adversário. O Botafogo com intensidade maior e marcação pressão, conseguiu surtir efeito. Nós não entendemos como sair deste jogo, e não estava funcionando nossa estratégia. Então, eu tentei corrigir na parada técnica trocando Léo Jabá de lado, mas também não teve efeito. Mas no segundo tempo com as modificações, até o gol a gente foi melhor do que o Botafogo – disse o treinador, sobre o péssimo início de jogo do Vasco.

Tal ineficácia dos pontas prejudicou por completo o artilheiro Cano. Completamente isolado, sem os apoios vindos das laterais ofensivas, ou até mesmo do meio campo – que estava totalmente espaçado -, o argentino praticamente não tocou na bola e ficou apagado o jogo inteiro, sem dar uma finalização sequer.

Com isso, ao término do primeiro tempo, o Cruz-Maltino havia tido apenas uma chegada produtiva, em boa finalização de Zeca, que acabou sendo superado pelo goleiro Douglas Borges. Aliás, junto a Morato, o lateral talvez tenha sido quem mais tentou ir para cima do Glorioso e buscar jogadas de linha de fundo.

Na etapa final, é verdade que o Vasco voltou um pouco mais ciente das suas ações. Até os 15 minutos, a equipe tentava trocar passes com mais objetividade, mas mesmo assim, apresentava a mesma apatia vista no primeiro tempo. Foi aí que o Botafogo cresceu na partida. Com as mudanças de Chamusca, a equipe ganhou fôlego e começou a pressionar o Cruz-Maltino, que viu o roteiro dos 45 minutos iniciais se repetir: erro nas saídas de bola, problemas para sair da pressão e poucas alternativas para realizar a transição.

Nesse sentido, após o gol de Gilvan, que segundo Marcelo Cabo foi ilegal, por conta de uma suposta falta de Navarro em Vanderlei, o Vasco ficou ameaçado de sofrer a virada. Virada esta que não ocorreu, pela improdutividade do ataque alvinegro.

Vale ressaltar que com as mexidas feitas na equipe, Cabo conseguiu, ao menos, preencher o meio campo (principalmente após a entrada de Rômulo). Mas, era pouco para um time que queria vencer ainda no tempo regulamentar.

Com o 1 a 0 persistente no placar, chegou a decisão nas penalidades. É claro que é negativo o fato do time ter tido a vantagem no primeiro jogo, e deixa-la escapar atuando em casa. No entanto, a disputa por pênaltis serviu para demostrar ao torcedor que, se tem uma coisa que a diretoria acertou nesta temporada, foi a contratação de Vanderlei.

Se o experiente goleiro de 37 anos estava encostado no Grêmio e com poucas oportunidades, desde que chegou ao Vasco, mostrou que ainda pode render frutos positivos. Com uma extensa carreira construída por meio do Coritiba e do Santos, Vanderlei esbanjou experiência e categoria para salvar o Cruz-Maltino.

Apesar de Pedro Castro, Felipe Ferreira e Frizzo terem batido mal suas cobranças, o goleiro vascaíno foi fenomenal ao defender três pênaltis em sequência e, assim, ser o principal responsável pela conquista da Taça Rio.

PRÓXIMO DESAFIO

Após a conquista da Taça Rio, o Vasco concentra todas as suas atenções para a estreia na Série B. Assim, na primeira rodada, que será no próximo dia 28, às 11h (de Brasília), o Cruz-Maltino encara o Operário-PR, em São Januário.

Related Posts

Piores vexames da história do Vasco da Gama

MatériaMais NotíciasVer Resumo da matéria por IAVasco da Gama tem uma história rica, mas também de vexamesSofreu goleada de 7 a 2 para o Athletico-PR

Duda Basílio deixa o Botafogo e reforça o Palmeiras em 2026

MatériaMais Notíciasda winzada777: A meia Duda Basílio é o novo reforço do Palmeiras para a temporada 2026, segundo apurou o Lance!. A jogadora, de 22

You Missed

Sucesso de brasileiro na Premier League vira pauta em jornal inglês

Site volta atrás e 'devolve' invencibilidade de sensação do UFC

Duda Basílio deixa o Botafogo e reforça o Palmeiras em 2026

Piores vexames da história do Vasco da Gama

McGregor vai ao show de Rihanna e tieta cantora

Falcão tira onda e faz embaixadinhas enquanto dirige carrinho de golfe

Game
Register
Service
Bonus