Apesar do DNA ofensivo, Flu-2019 supera números defensivos de 2018

MatériaMais Notícias

da bwin: A vitória contra a Luverdense por 2 a 0, na quarta-feira, no Maracanã, pela terceira fase da Copa do Brasil, marcou o terceiro jogo de Matheus Ferraz e Nino juntos na zaga do Fluminense. Depois da lesão do capitão Digão, que tem previsão de retorno para meados de maio devido a uma fratura na fíbula, a dupla tem conquistado a confiança do técnico Fernando Diniz e da torcida. Inicialmente, Diniz apostou em Léo Santos para substituir Digão. Porém, após o pênalti cometido pelo zagueiro contra o Flamengo, que custou a classificação do Tricolor à final da Taça Rio, Nino foi efetivado no onze inicial. Em três jogos com a dupla, o Flu sofreu apenas um gol.

– É muito bom jogar ao lado do Matheus Ferraz. Foi o nosso terceiro jogo juntos e não tomamos gol, então isso é um bom sinal. Estou feliz e tenho aprendido muito com ele. O Ferraz tem me passado muita experiência e vou levar para a minha vida toda – disse Nino na última quarta-feira.

A grande novidade do time no ano de 2019 tem a ver com a filosofia de jogo. Independentemente do adversário, o Tricolor não muda a forma de atuar: manutenção pela posse de bola, passes curtos desde a defesa e a incessante busca pelos ataques. Não à toa, já marcou 38 gols em 21 jogos, uma média de 1,25 gols por partida. Registros que naturalmente abrilhantam o sistema ofensivo, capitaneado por Luciano, em seu melhor início de temporada na carreira, com 11 gols em 19 jogos. No entanto, engana-se quem pensa que a zaga tem passado despercebido. Pelo contrário: em números, é superior ao da equipe de 2018.

São 14 gols sofridos em 21 jogos, média de 0,66%. Ano passado, por exemplo, às vésperas da estreia no Campeonato Brasileiro, o time sofreu 13 gols, mas em 17 jogos. À época treinado por Abel Braga, o Fluminense atuava num esquema de jogo com três zagueiros, um 3-5-2, que privilegiava justamente a retaguarda, que tinha sido um pesadelo durante 2017. Com Fernando Diniz, o Flu joga num sistema mais usual, com a tradicional dupla de zaga.

A “superação” do sistema defensivo tem ainda mais valor pelo contexto. As saídas de Gum, que não teve seu contrato renovado ao término de 2018, e Roger Ibañez, vendido à Atalanta, da Itália, logo após a vitória por 4 a 0 contra o Americano pela segunda rodada da Taça Guanabara, deixaram lacunas no ponto de vista técnico e de liderança. Perfis estes que têm sido preenchidos por Matheus Ferraz e Nino. O primeiro teve que driblar a desconfiança pela idade (34 anos) e pelo fato de ter sido rebaixado com o América-MG para a segunda divisão do Brasileirão na temporada anterior. Já Nino passou por uma série de pendências até ser oficializado pelo clube. Ele vinha sendo monitorado pelo departamento de scout e, segundo o clube, “possui virtudes que se encaixam no perfil desejado por diretoria e comissão técnica”.

Dentro de campo, os dois têm características complementárias. Enquanto Nino mostra eficiência nas antecipações e desarmes, Ferraz se destaca pela força nas bolas aéreas, sejam defensivas ou ofensivas. Foi dessa forma, por exemplo, que ele marcou seus dois gols vestindo a camisa tricolor. As idas do xerife à grande área adversária têm sido uma das armas do Fluminense em 2019.

RelacionadasFluminenseTécnica vê Fluminense no caminho certo após vitória contra o VascoFluminense13/04/2019Fora de CampoCom filhas no carro, ex-atacante Tuta é assaltado no Rio de JaneiroFora de Campo13/04/2019FluminenseEm clássico pelo Brasileiro Feminino A2, Flu bate Vasco por 1 a 0Fluminense13/04/2019

Related Posts

Site volta atrás e 'devolve' invencibilidade de sensação do UFC

MatériaMais NotíciasVer Resumo da matéria por IAMichael Morales enfrentou polêmica após luta em reality show.Tapology inicialmente registrou derrota,

Sucesso de brasileiro na Premier League vira pauta em jornal inglês

MatériaMais Notíciasda prosport bet: O sucesso de Igor Thiago no futebol inglês virou tema de análise detalhada do jornal “The Athletic”. Em reportage

You Missed

Sucesso de brasileiro na Premier League vira pauta em jornal inglês

Site volta atrás e 'devolve' invencibilidade de sensação do UFC

Duda Basílio deixa o Botafogo e reforça o Palmeiras em 2026

Piores vexames da história do Vasco da Gama

McGregor vai ao show de Rihanna e tieta cantora

Falcão tira onda e faz embaixadinhas enquanto dirige carrinho de golfe

Game
Register
Service
Bonus